Acerca de mim

A minha foto
os últimos tempos eu sou o mesmo que o de 7 anos, com algumas variações de quem sabe o de 87. Nesse intervalo acho dificil saber exatamente quem sou. Mais normal do que se possa imaginar e dentro dessa normalidade uma infinidade de aspectos autenticos comum a cada ser, vivo ou não! No meu quarto tem uma janela que da pro mundo, mas não sei se olha pra fora dela , ou para dentro!

contário

Fala ai So


Musiquinha

teste

terça-feira, fevereiro 13, 2007

14-02 Dia da amizade Luso-Afro-Carioca

Adjetivos pátrios compostos
Nossa Curiosa Língua



Quando entram em compostos, certos adjetivos pátrios são substituídos por uma forma reduzida equivalente. Isso ocorre, por exemplo, com o "italiano" )que dá lugar a "italo"), "frances" (que se transforma em "franco"), "alemão" (que passa a "teuro")etc. É esse o caso de "luso-afro-carioca", de que fazem parte os elementos "luso" ( que equivele a "português") e "afro" (forma reduzida de "africano"). Convém notar que esses elementos reduzidos só são empregados quando integram compostos, desde que não os encerrem, ou seja, devem sempre vir no início do composto. Não se diz, por exemplo, "luso-franco", "franco-italo" ou ítalo-teuto". O que se usa nesses casos? Vamos lá: "luso-francês", "franco-italiano", "ítalo-alemão (ou "teuto-italiano").

Uma dica do Professor Pasquali Cipro Neto.

Sem comentários:

Map

  Home     Produto A    Produto B    Serviços    Contacto    Produto B    Serviços    Contacto