Acerca de mim

A minha foto
os últimos tempos eu sou o mesmo que o de 7 anos, com algumas variações de quem sabe o de 87. Nesse intervalo acho dificil saber exatamente quem sou. Mais normal do que se possa imaginar e dentro dessa normalidade uma infinidade de aspectos autenticos comum a cada ser, vivo ou não! No meu quarto tem uma janela que da pro mundo, mas não sei se olha pra fora dela , ou para dentro!

contário

Fala ai So


Musiquinha

teste

segunda-feira, setembro 04, 2006

Vietnã?


Vietnã, um país massacrado

Durante os primeiros 6 anos da 2ª Guerra da Indochina, o povo vietnamita foi submetido a um dos mais cruéis e impiedosos bombardeiros aéreos da história do século XX. Como os estrategistas do Pentágono haviam determinado, o Vietnã deveria recuar para a era neolítica. Foram lançadas bombas de alta capacitação destrutiva nas cidades do Vietnã do Norte, especialmente sobre Hanói, pulverizando suas poucas industrias, conjugados à derrama de agentes químicos sobre as florestas do Vietnã do Sul, a fim de desfolhá-las, retirando o abrigo natural dos guerrilheiros vietcongs. Disso resultou deixar o Vietnã de hoje com boa parte dos seus rios contaminados pelo agente laranja e suas terras de arroz envenenadas pela guerra química (efeito que alguns técnicos prevêem durar por mais 50 anos).

A foto da garota Kim Phuc, nua, fugindo de seu povoado que estava sofrendo um bombardeio de napalm, até hoje é lembrada como uma das mais terríveis imagens do século XX. No momento em que a foto foi tirada, em 8 de junho de 1972, a vida de Kim Phuc, então com 9 anos, mudaria para sempre. Hoje, 32 anos depois, Kim é embaixatriz da Boa Vontade da UNESCO.

História

A Guerra do Vietnã tem uma importância política socioculturalgigantesca! Porém, não é dado o seu verdadeiro valor... Não podemos ver essa Guerra como um acontecimento isoladoentre EUA e Vietnã, pois seu cunho ultrapassa os limites regionaise qualquer tipo de barreira étnica.

Há uma idéia errônea sobre os verdadeiros "vilões" da Guerrado Vietnã. Os Norte-Vietnamitas, bem como todos os vietnamitas envolvidos,são vítimas da política de bipolarização global, pela qual o mundopassou após o desfecho da Segunda Guerra Mundial.

Os verdadeiros assassinos são os norte-americanos.

Possuidores de regalias e riquezas. Invadiram um paísabsolutamente miserável e o tornaram mais pobre ainda... Nãoobstante acabar com milhares de vidas humanas (dois milhões devietnamitas foram mortos, sem contar os três milhões de feridos einválidos, as centenas de milhares de órfãos e os doze milhões deindochineses refugiados pelo mundo) o meio ambiente riquíssimoem vida exuberante foi severamente atacado e aniquilado.As baixas vietnamitas perduram até os tempos atuais, semnenhuma expectativa de mudança significativa.

A verdade é que adolescentes norte-americanos foram enviadospara uma missão de matança. Todavia eles estavam assassinandocamponeses, mulheres, crianças, trabalhadores e outros jovenscomo eles, pessoas as quais possuíam uma vida bastante árdua,transformada em pesadelo e morte.

Contudo, o ser humano é espetacular. Mesmo havendodiferenças enormes em prol dos norte-americanos, os vietnamitasconseguiram vencer a batalha pela liberdade e nos deixam a liçãode que devemos sempre lutar pelo que acreditamos, mesmo quetudo pareça estar perdido, sempre haverá a magnitude humana,perseverando sobre as pedras do caminho

História completa

Mais Fotos

Links

Tributo à guerra do Vietnã

historianet

Mundo

Sem comentários:

Map

  Home     Produto A    Produto B    Serviços    Contacto    Produto B    Serviços    Contacto